quarta-feira, 13 de maio de 2015

Em Talismã, PM socorre 10 pessoas “refugiadas” em residência devido ataque de abelhas; 25 animais domésticos morreram em decorrência da ação do enxame

(4º BPM – GURUPI) – Na tarde desta segunda-feira (11), policiais militares do serviço operacional da cidade Talismã, área circunscricional do 4º Batalhão de Polícia Militar socorreram duas famílias refugiadas em uma residência sob intenso ataque de abelhas. Ao todo, 06 (seis) crianças e 04 (quatro) pessoas adultas foram socorridas pela PM.
De acordo com a testemunha Maria Divina Gomes dos Santos, proprietária da residência, o enxame de abelhas estava abrigado em uma árvore situada no quintal de uma casa vizinha e após um forte vendaval ocorrido durante a tarde, as abelhas dispersaram e se concentraram em volta da sua casa. Segundo a mulher, como não havia outra forma de se afugentarem dos insetos, as 10 (dez) pessoas que estavam em sua casa se mantiveram no interior do ambiente sob portas fechadas.
Ainda conforme a dona de casa, mesmo com a adoção desse procedimento, as abelhas adentraram pelas frestas das portas e pelos espaços entre o telhado e a parede, passando a atacar todas as pessoas que estavam no interior do ambiente. Como não havia alternativas para se livrarem dos ataques, os ocupantes da casa abrigaram as crianças nos guarda-roupas e atearam fogo em cobertores no intuito de dispersarem os insetos com a produção de fumaça.
Enquanto isso, a balconista Rosely Ferreira dos Santos, que também se abrigava na mesma casa, saiu rapidamente sob os ataques dos insetos e solicitou o apoio da PM, tendo sido empenhada subsequentemente uma Guarnição de Rádio Patrulha para o local.  Imediatamente após se depararem com a situação, os dois policiais militares que integravam a guarnição atuaram destemidamente e socorreram todas as pessoas sitiadas na residência.
Paulatinamente eles socorreram as crianças e depois as pessoas adultas, as quais foram colocadas dentro da viatura e levadas provisoriamente para o Destacamento da PM, até que todas elas fossem retiradas do ambiente. Durante a operação de salvamento os militares enfrentaram o ataque das abelhas e o contato direto com a fumaça que havia tomado todo o ambiente da casa, provocando princípio de intoxicação em todos, inclusive nos dois policiais.
Após a completa retirada das pessoas, elas foram encaminhadas à unidade de saúde local, onde submeteram aos primeiros socorros, devido à inalação de fumaça e picadas de abelhas.
Antes de receberem atendimento médico, os militares retornaram à casa e apagaram os focos de incêndio que haviam sido acendidos para a defesa das as abelhas, cuja medida evitou que o mesmo tomasse maiores proporções e consequentemente viesse a provocar maiores danos.
Registra-se ainda, que a fúria dos insetos foi tão violenta a ponto de provocar a morte de aproximadamente 25 (vinte e cinco) animais domésticos, entre aves, cães e porquinho da índia, que estavam no quintal da residência.
Apesar de ter sido acionada também, a equipe da Defesa Civil do município não pode comparecer de imediato, pois ao mesmo tempo atendia outra ocorrência da mesma natureza, na cidade de Alvorada. Entretanto, logo após solucionar o primeiro atendimento, a equipe compareceu ao local do fato e adotou os procedimentos necessários, inclusive a retirada do enxame daquele ambiente.

As vítimas dos ataques, após o atendimento médico foram liberadas e passam bem.










2 comentários:

  1. Parabéns aos militares que não mediram esforços e realizaram um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos militares que não mediram esforços e realizaram um ótimo trabalho!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".