sexta-feira, 26 de junho de 2015

4º BPM promove a II Mostra de ValorizCção dos Saberes Militares

Certificação de participantes do evento
(4º BPM – GURUPI) – Vislumbrando a excelência na gestão, na manhã desta quarta-feira (24), o 4º Batalhão de Polícia Militar promoveu a II Mostra de Valorização dos Saberes Militares, em acolhimento às sugestões de melhorias propostas pela Assessoria de Gestão Pública – AGESP. A mostra foi realizada no auditório do SESC sob a coordenação da AGESP e do serviço de psicologia da Unidade, tendo o objetivo de valorizar os saberes científicos e as experiências vivenciadas por policiais militares do 4º BPM, tanto da ativa como da reserva remunerada.
Cap PM Rodrigues apresentando os objetivos do projeto
Segundo justificativa do autor do projeto, Cap PM Vicente Rodrigues da Silva, psicólogo da Unidade, a Polícia Militar do Tocantins nasceu juntamente com o próprio Estado, e mesmo sendo uma instituição nova, traz em suas fileiras exímios profissionais com as mais diversas qualificações. Ainda, segundo justificou, o 4º BPM conta com uma equipe quase 100% academicamente preparada, cujos militares possuem conhecimentos profissionais peculiares, com suas histórias de vida e temperamento que compartilharam suas alegrias, dores e esperanças para a construção da paz em todo o rincão tocantinense.
Ten Lisboa durante apresentação do trabalho acadêmico
Ele conclui dizendo que “nada mais justo que o 4º BPM reservar um dia para homenagear esses valorosos guerreiros”.
Diante desses objetivos, o projeto foi efetivado, cuja solenidade teve início com o cântico do Hino Nacional Brasileiro sob os acordes da Banda de Música, que ainda realizou outras tocatas abrilhantando o evento. Em seguida, o comandante da Unidade, Maj PM Flávio Santos Brito fez uso da palavra parabenizando os coordenadores do projeto e os policiais militares presentes, notadamente os convidados para apresentar seus trabalhos acadêmicos, bem como aqueles que se prontificaram para relatar as suas experiências profissionais.
Cb PM Nayguel apresentado trabalho científico
Após esse ato, iniciou-se a primeira parte da mostra com as apresentações dos trabalhos científicos pelos militares da ativa, com os seguintes temas: “Violação do direito ao sossego” (1º Ten PM Renato Marques Lisboa), “Segurança Pública e Polícia Comunitária: aplicabilidade no Brasil e no Tocantins” (Cb PM Nayguel Guedes Matos) e “Identificação de Tripes associados à cultura da melancia e aplicabilidade no NGS” (Cb PM Ananias Pinto de Queiroz). A segunda parte se desenvolveu com o relato das experiências profissionais, a qual teve início com a Sd PM Pabliane Martins de Melo, incluída na corporação há cerca de 01 (um) ano.
Cb PM Ananias apresentando o seu trabalho acadêmico
Na sequencia, ouviram-se os relatos das experiências de policiais militares que atualmente se encontram na reserva remunerada, tendo como convidados especiais, o Cel PM R/R Ibanez da Costa Meneses, ex-comandante do 4º BPM, TC PM R/R Wilton Pereira Maia, 1º Ten PM R/R João Luiz Miranda Cavalcante e 1º Ten PM R/R Manoel Pires Brito. Os relatos foram marcados por momentos de emoção, quando eles descreverem as suas experiências profissionais ao longo da carreira militar.
Sd PM Pabliane falando sobr e a sua experiência profissional
Eles evidenciaram a transição cultural dos militares do Estado de Goiás para o Tocantins, presenciaram mudanças de paradigmas que se desaguaram na atual PMTO, uma polícia jovem e integrada por profissionais excelentemente capacitados, conforme descreveram.

Ao final do evento, a Unidade certificou todos os participantes da mostra, concluindo com a fala final do Maj Flávio, declarando que o 4º BPM vivenciou um momento ímpar de sua história, ao proporcionar a execução desse projeto.
Cel PM RR Ibanez falando sobre sua experiência profissional
Ten PM RR Miranda falando sobre sua experiência profissional
TC PM RR Wilton falando sobre sua experiência profissional
Ten PM RR Pires falando sobre sua experiência profissional












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".