Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

4º BPM ministra palestras sobre “Consciência Negra” durante o 7º ciclo do projeto Concerto Didático

7º Ciclo do Projeto Concerto Didático
(4º BPM – GURUPI) – Nas vésperas do dia em que se celebra a consciência negra em todo o Brasil, o 4º Batalhão de Polícia Militar através da Assessoria de Gestão Pública – AGESP, no desenvolvimento do 7º ciclo do projeto Concerto Didático, ministrou palestras para alunos da rede pública de ensino, contemplando 07 (sete) escolas: Escola Paroquial Bernardo Sayão, Vila Guaracy, Hercília Carvalho da Silva, Dr. Waldir Lins, Setor Aeroporto, Bom Jesus e Joaquim Pereira da Costa.
O objetivo do projeto é levar noções de civismo e cidadania, contribuindo de uma forma especial para a redução dos índices de criminalidade, promovendo um ambiente de respeito, tranquilidade e cultura de paz nas escolas. Ele se realiza através de palestras e apresentações musicais com a Banda de Música da Unidade, no decorrer do ano.
Apresentação CEM Estadual
O atual ciclo teve como tema a Consciência Negra, cuja data é celebrada no dia 20 de novembro, data em que se relembra a morte de Zumbi dos Palmares, negro que lutou e morreu pela causa da abolição da escravidão no Brasil. Durante as palestras, foram abordados os subtemas mais recorrentes no que diz respeito a história e a cultura afro-brasileira, tais como: A luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação e identificação de etnias.
Palestra: Consciência Negra

Além de despertar nos alunos, a consciência negra, a temática foi trabalhada amplamente, em todos os aspectos da história, da luta pela liberdade, da abolição da escravidão e principalmente a situação dos negros na sociedade brasileira, nos que se refere à sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho. No foco da temática também se abordou a prevenção, uma vez que, na medida em que não há consciência e respeito recíproco, especialmente quando se trata de discriminação racial, pode-se incorrer na prática de delitos, contra os quais a Polícia Militar atua preventivamente, destaque feito durante as palestras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".