terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

4º BPM executa ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti no quartel da Unidade

À procura de focos dentro de veículos (no pátio da Unidade)
(4º BPM – GURUPI) – Na manhã desta terça-feira (16), o 4º Batalhão de Polícia Militar mobilizou o seu efetivo administração na execução de ações de combate ao mosquito aedes aegypti, ao atuar diretamente na fiscalização e remoção de prováveis logradouros do inseto. A operação teve por finalidade reforçar as orientações a todo o efetivo sobre os cuidados e adoção de práticas capazes de minimizarem e/ou erradicarem os focos e logradouros do aedes aegypti e consequentemente da proliferação das doenças zica vírus, chikungunya e dengue, transmitidas pelo mosquito.
Maj Flávio durante sua fala 
Logo pela manhã, após o hasteamento das bandeiras do Brasil e do Tocantins, como de costume, o comandante da Unidade, Maj QOPM Flávio Santos Brito fez a preleção peculiar, durante a qual repassou as instruções acerca das atividades de limpeza das instalações do quartel, conforme ordem de serviço previamente anunciada. Em seguida, todos os militares se dirigiram ao auditório Hamilton Sales Barbosa, na própria Unidade, onde o Maj Flávio fez as considerações específicas sobre a operação “Dia ‘D’ de combate ao mosquito aedes aegypti” e apresentou a Coordenadora do Núcleo de Doenças Vetoriais do município de Gurupi, Daniela Araújo, a qual fora convidada para ministrar uma palestra sobre a temática.
Coordenadora Daniela durante palestra
Durante a apresentação da palestra, a coordenadora deu ênfase às ações de combate ao mosquito, desenvolvidas pelo município, no enfrentamento do problema, bem como expôs as principais diferenças no diagnóstico das doenças zica vírus (supostamente causadora da microcefalia), chikungunya e dengue, transmitidas pelo aedes aegypti. Ainda, conforme exposição, Daniela destacou que as medidas mais eficientes de combate ao mosquito podem e devem ser feitas por cada indivíduo, através da adoção de ações que visem eliminar os focos e a reprodução do mosquito e consequentemente das doenças transmitidas por ele.
Fiscalização
A palestrante repassou ainda, algumas orientações importantes sobre os procedimentos a serem adotados em relação à pessoa que supostamente tenha manifestação de sintomas de qualquer uma das três doenças transmitidas pelo aedes aegypti, conforme apresentou durante a sua explanação.
Limpeza
Além das orientações e ações de combate ao mosquito, coordenadas pelo comandante da Unidade, este declarou que o 4º BPM é um parceiro nato do município no apoio direto aos agentes que trabalham no combate ao mosquito. O comandante destacou também, que dentre as ações de fiscalização e eliminação dos focos de eventuais logradouros do aedes aegypti, a Unidade providenciou a remoção de veículos apreendidos, que há tempos estavam no pátio do quartel.

Após a palestra, o efetivo foi distribuído para a execução das atividades de limpeza, fiscalização e remoção de eventuais logradouros do mosquito. A TV Anhanguera acompanhou as ações respectivas.
Ação de limpeza das instalações da Unidade
Militares procurando prováveis logradouros do mosquito







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".