segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

4º BPM conclui a modalidade presencial do Curso de Procedimento Operacional Padrão – POP da PMTO

(4º BPM – GURUPI) – O 4º Batalhão de Polícia Militar, sediado na cidade de Gurupi – TO, região sul do Estado, sob cuja circunscrição abrange 17 (dezessete) municípios, incluso Gurupi, concluiu neste último sábado, 03, a modalidade presencial do Curso de Procedimento Operacional Padrão – POP da PMTO. Todo o efetivo da Unidade participou do treinamento, exceto alguns policiais que apresentaram restrições. Do comandante da Unidade ao soldado mais moderno, oficiais e praças do serviço administrativo e operacional de todos os quadros da Instituição (operacional, administrativo, músico, saúde e especialistas) se submeteram as instruções durante o curso.
O objetivo do curso é reduzir as margens de erros em situações cotidianas, aprimorar o desempenho das atividades prestadas pelos policiais militares e minimizar a probabilidade de ocorrências de abuso/desrespeito aos direitos pelos integrantes da Corporação, buscando assim a excelência profissional.
A primeira etapa do curso constituiu-se da modalidade EAD, acessada através do sítio da corporação, divida em 04 (quatro) módulos distintos: “Uso da força policial e modalidades de policiamento, Procedimentos diversos e eventos críticos, Ocorrências Policiais e Ocorrências com apoio de Unidades especializadas”. Essa fase teve duração de 92 horas/aulas, tempo em que o policial militar se dedicou ao estudo de todos os procedimentos padronizados pela Corporação.
Na medida em que a turma inscrita no sistema EAD concluía esta etapa do curso, que teve como requisito finalístico a realização de prova escrita, os concluintes já ingressavam na fase seguinte, a prática. Esta, por sua vez, teve duração de 06 (seis) dias, com carga de 60 horas/aulas. Nesse período os policiais receberam instruções acerca dos procedimentos padronizados, ocasião em que aperfeiçoaram as técnicas operacionais que serão adotadas no âmbito da Corporação.
Durante as aulas práticas, os militares recebem orientações de instrutores e monitores multiplicadores do POP, os quais transmitiram as novas técnicas operacionais, que englobam o uso da força policial, abordagens policiais, procedimentos diversos e eventos críticos e tiro defensivo de preservação da vida (Método Giraldi).
A missão principal do POP, conforme vislumbra o comando geral da Corporação, “é padronizar as tarefas executadas no cotidiano pelos policiais militares, de modo que venha garantir a sociedade um serviço livre de variações indesejáveis na sua qualidade final”.
A realização do POP foi um grande desafio, pois a sua concretização exigiu um planejamento exímio, uma vez que envolveu o remanejamento de todo o efetivo da sede e das cidades destacadas. Aliado a essas circunstâncias, as parcerias com a ASPRA Gurupi, CEPEMA e Clube do Tiro Esportivo foram imprescindíveis na execução da modalidade prática, destacou o comandante.
Ainda, segundo declarou o Maj PM Flávio, adequar o trabalho dos instrutores e monitores também foi outro desafio, considerando que todos eles teriam a incumbência de instruírem todas as turmas do curso, implicando necessariamente em maior esforço por parte de cada um deles. Todavia, o empenho de todos eles foi determinante para o cumprimento integral da missão, ressaltou o comandante.


Parceiros: A realização do curso conta com a parceria da Associação das Praças e Servidores Militares do Estado do Tocantins - ASPRA Gurupi, Central de Execuções Penais e Medidas Alternativas – CEPEMA, desta Comarca de Gurupi - TO e o Clube de Tiro Esportivo de Gurupi.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".