quinta-feira, 7 de maio de 2020

Mães de farda: Colaborar com o crescimento e o sucesso de crianças norteia o trabalho social realizado por policial militar feminina em Gurupi

Ascom 4º BPM/Polícia Militar do Tocantins

Família da TEN Shirley

Ser policial militar e olhar para as crianças que atende por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) com um olhar de mãe é o que norteia o trabalho da primeiro-tenente Shirley Rocha Albino, que atua em trabalhos sociais e trabalha diretamente com crianças, inclusive indígenas, na região Sul do Estado.

Bombeiros mirins
Shirley Rocha Albino nasceu na cidade de Paraíso do Tocantins, em 1980. É casada e mãe de três filhos: Ana Caroline de 22 anos, Yasmim de 17 anos e Yago de 15 anos. Possui graduação em Serviço Social e pós-graduação em Gestão Escolar. A tenente Shirley ingressou na Polícia Militar em 2001 como 1º sargento especialista e está no posto atual desde 15 de novembro de 2015.
Formatura do PROERD
Desde seu ingresso na instituição trabalhou em diversas frentes de serviço. No serviço operacional atuou como comandante do policiamento da unidade por quatro anos. Em 2009, a policial militar passou a integrar a equipe do Proerd como instrutora e em 2015, foi designada para a função de coordenadora do programa na região Sul do Estado.

Atualmente, a oficial além de ser a responsável pelo Proerd é também assessora do comandante do 4º Batalhão da PM, em Gurupi. A dedicação integral da oficial ao Proerd pode ser constatada através do número de formandos que só aumenta a cada ano. Desde 2009, o 4º Batalhão formou no curso do Proerd 57.012 crianças.
PROERD na aldeia Boa Esperança
“Ser mãe e profissional militar significa olhar para as crianças que atendo no Proerd e enxergar meus próprios filhos. Vejo uma oportunidade de colaborar com o crescimento e o sucesso de cada um. Alegro-me com as vitórias e busco colaborar para que histórias de tristeza se transformem em superação”, revelou a tenente. Além de mãe e policial militar, Shirley também é pastora da Igreja Maanaim e responsável juntamente com seu esposo, pastor Paulo Cesar, pela Casa de Recuperação Maanaim de Gurupi que cuida de pessoas dependentes de drogas. 
Sobre a carga horária profissional que muitas vezes extrapola o horário normal de expediente ou de escalas e que exige sua dedicação em horários inesperados. Shirley afirma que ajudar crianças que necessitam de cuidado e assim contribuir para que eles encontrem seu caminho, somado ao reconhecimento de seus filhos sobre a importância de sua doação é a motivação de seu trabalho. “Às vezes me perguntam se é justo ficar tanto tempo longe dos meus filhos para cuidar dos filhos de outros e percebo no olhar e na fala de cada um dos meus filhos o orgulho que sentem de mim e meu coração descansa”.
A tenente Shirley é um exemplo de um coração maternal que coloca o amor e a dedicação acima de tudo para cuidar de seus filhos e também dos filhos de coração. Que ela se esforça para orientar e educar com lições e o exemplo para que as crianças saibam discernir sobre o caminho correto a seguir na vida. E também no trabalho social que desempenha na igreja ao acolher pessoas que se desvencilharam deste caminho, orientando-os que todo caminho na vida, há a estrada de volta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".