terça-feira, 14 de janeiro de 2014

4º BPM divulga o balanço das atividades operacionais do ano de 2013 e aponta redução nos índices criminais na região sul do Estado.

Maj Rubia durante coletiva com a imprensa.
(4º BPM – GURUPI) – O 4º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Gurupi – TO, sob cuja circunscrição abrange 17 municípios da região sul do Estado, através do comando da Unidade se reuniu com os representantes da imprensa na tarde desta terça-feira (14) e divulgou o balanço das suas atividades operacionais desenvolvidas durante o ano de 2013. A divulgação ocorreu durante um “Café com a Imprensa”, ocasião em que os jornalistas ouviram da Maj PM Rúbia Alessandra Gomes, Sub-Comandante da Unidade, ora respondendo pelo referido comando, as explanações pormenorizadas das ações desenvolvidas pelo Batalhão no ano passado, bem como tomaram conhecimento dos dados estatísticos obtidos nesse período, confrontando-os com o ano de 2012.
Segundo afirmou a Maj Rubia, o 4º BPM tem se preocupado com o desempenho das atividades peculiares à Polícia Militar em toda a abrangência da Unidade, perpassando pelos critérios de planejamento operacional, atividade meio e atividade fim da Corporação. Nesse sentido, a Unidade convergiu a sua atenção tanto para o público interno (policiais militares), com os quais se desenvolveu ações específicas, a fim de buscar a melhoria dos relacionamentos pessoais e interpessoais; quanto com o público externo (cidadão), usuário dos serviços de segurança pública, cuja atuação institucional se tornou mais abrangente e mais acessível, principalmente no campo da prevenção.
Área de abrangência do 4º BPM

Nesse contexto vale citar que durante o ano pretérito o 4º BPM realizou mais de 16 mil atendimentos, atuou preventivamente na instrução de mais de 5.400 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, além da instrução de 32 pais do PROERD/Pais.
Os índices criminais foram reduzidos significativamente em decorrência do comprometimento de toda a equipe do 4º BPM durante as ações preventivas e repressivas executadas ao longo do ano; das quais resultaram no aumento de 28,57% de pessoas adultas presas em flagrante, 10,52% de prisões em virtude de Mandado Judicial, 9,61% de apreensão de adolescentes em conflito com a lei, 35,18% no quantitativo de drogas em geral apreendidas e 113,16% de apreensão de drogas em espécie (pedras de crack, papelotes, trouxas, porções, tabletes e pacotes).
No mesmo sentido, a Unidade atuou intensamente na fiscalização do trânsito com vistas à compelir condutores de veículos a obedecerem a legislação específica, fato esse que implicou no aumento de mais de 90% nas notificações de motoristas infratores, resultando na redução de mais de 38% no número de vítimas fatais e mais de 2,9% de vítimas não fatais no trânsito; reduzindo, ainda, 5,67% na ocorrência de fatos dessa natureza. Em razão dessas fiscalizações, o índice de recuperação de veículos roubados e/ou furtados acentuou-se em mais de 92%, superando as ocorrências dessa natureza, registradas a área do 4º BPM; visto que recuperamos também, veículos furtados e/ou roubados noutras regiões ou noutros Estados da Federação.
Foto panorâmica da Unidade

Houve redução também nos delitos de furto, em mais de 27% e violência doméstica, em 9,44%. Porém, no tocante aos delitos de homicídio ocorreu um dos abatimentos mais significativos, os quais reduziram em mais de 49%.
A Unidade não se dá por satisfeita com esses resultados, pois se espera que esses índices reduzam ainda mais; todavia, eles sinalizam positivamente e indicam que estamos no caminho certo, cujos ajustes serão feitos para a sua melhoria constante.

“Portanto, os dados estatísticos demonstram que o 4º Batalhão da Polícia Militar tem cumprido o seu papel e prosseguirá na busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. E deste, como também da comunidade em geral, se espera o fortalecimento da parceira e do apoio, para juntos alcançarmos este objetivo”, destacou a Sub-Comandante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".