terça-feira, 18 de agosto de 2015

Comandante do 4º BPM e coordenação da Agesp participam de palestra sobre “a importância da implantação da Carta de Serviços ao Cidadão”

Maj PM Flávio, Maj PM Raquel e 2º Ten PM Marcus participando da palestra
(4º BPM – GURUPI) – O comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Maj PM Flávio Santos Brito, juntamente com uma equipe da Assessoria de Gestão Pública da Unidade, sob a coordenação da Maj PM Raquel Venâncio Correa participou de uma palestra no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Palmas – TO, sobre a importância da implantação da Carta de Serviços ao Cidadão nos órgãos públicos. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), e contou com presença de servidores do MP e representantes de outros órgãos e entidades que já fizeram a sua adesão ao programa.
A palestra teve por finalidade o repasse de orientações gerais e específicas sobre a elaboração da Carta de Serviços ao Cidadão por parte de cada órgão e/ou instituição que ora integra ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública.
Leidismar Nalasco  esclarecendo dúvidas sobre a Carta
Leidismar Fernandes Nalasco, coordenadora de capacitação do Núcleo de Excelência em Gestão Pública – NEGP do Maranhão proferiu a palestra, através da qual explanou aos participantes acerca da relevância da “Carta de Serviços” e como ela pode contribuir para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão. De acordo com a palestrante, a carta é um indispensável meio de acesso à informação ao alcance do cidadão, através do qual o órgão e/ou instituição que a implanta, disponibiliza orientações que permitem a tomada de decisões sobre como, quando e para quê utilizar os serviços disponibilizados aos usuários, destacou Nalasco.
A palestra foi bastante esclarecedora e de grande importância para os participantes de modo geral, mas principalmente para o 4º BPM, que se encontra no 3º Ciclo do Gespública, cuja Carta de Serviços já se encontra na fase final de elaboração. Segundo avaliou o Maj Flávio, as orientações proferidas durante o evento foram de grande relevância para a Unidade, pois elas contribuirão para a realização dos ajustes finais do documento, que após essa fase será implantado e disponibilizado como forma de melhoria na prestação de serviços aos usuários.



Carta de Serviços ao Cidadão: é uma importante ferramenta de gestão disponibilizada pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública. As ações estabelecidas por este Programa têm por objetivo tornar as organizações públicas cada vez mais eficientes e comprometidas com a sociedade, promovendo a melhoria da qualidade no atendimento, fortalecendo cada vez mais uma gestão participativa e democrática, ajustada à realidade social. Neste sentido, ela é um instrumento que busca a padronização das ações e prestação de serviços, onde o órgão público e/ou instituição estabelece o compromisso de observar padrões de qualidade, eficiência e eficácia na execução de suas atividades, perante os seus públicos alvos e a sociedade em geral, especialmente aquelas de prestação direta de serviços públicos.




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