segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Comando do 4º BPM participa de reunião do Fórum Regional de Segurança Pública da Região Sul do Estado.

TC Edvan durante o seu discurso.
(4º BPM – GURUPI) – Na tarde dessa sexta-feira (21), a Polícia Militar, representada pelo comandante do 4º BPM, TC Edvan de Jesus Silva participou de mais uma reunião do Fórum Regional de Segurança Pública da Região sul do Estado, do qual integra a PM, órgãos governamentais e não governamentais, Prefeituras e Câmaras Municipais da Região Sul do Estado. De iniciativa da Câmara Municipal de Gurupi, que sediou por duas vezes o evento, o qual teve início no final do ano de 2013, o 3º encontro aconteceu no auditório do Núcleo da Defensoria Pública, onde houve uma “prestação de contas” das ações desenvolvidas por cada um dos integrantes do Fórum, conforme “Protocolo de Intenções” ratificado por todos.
Apresentação da prestação de contas ao Fórum, feita pelo comandante.
Criado com o propósito de combater o consumo de entorpecentes e repressão ao tráfico de drogas através do desenvolvimento de ações de segurança pública local e regional, por intermédio da cooperação de todos os signatários, o Fórum Regional de Segurança Pública da Região Sul do Estado promoveu a sua 3ª reunião para debater “Segurança Pública”; desta vez, apesar de ter havido debates sobre o assunto, mas o objetivo principal se vinculou à prestação de contas conforme estabelecido no referido Protocolo de Intenções.
Representantes dos órgãos e entidades participantes do evento.
Representantes das cidades de Gurupi, Peixe, Dueré, Formoso do Araguaia e de Alvorada participaram do evento, debateram sobre o assunto e apresentaram o relatório das ações efetivas que cada município desenvolveu. Em Gurupi, o presidente da Câmara de Vereadores, professor Cabo Carlos anunciou as matérias aprovadas pela entidade desde a criação do Fórum e reafirmou o compromisso no enfrentamento das questões afetas à Câmara Legislativa do Município, especialmente a matéria que trata sobre a limitação de funcionamento noturno dos bares e festas.
Público presente.
Em sua prestação de contas, a Polícia Militar, representada pelo TC Edvan destacou o resultado positivo na redução dos índices criminais no ano de 2013, em comparação ao ano de 2012, especialmente em relação aos crimes de homicídio (49%), vítimas fatais no trânsito (38%), furto (27%), violência doméstica (9,44%), dentre outros crimes reduzidos. Ressaltou também acerca de um recente estudo elaborado pelo professor Julio Jacobo Waiselfisz, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, sobre o “Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil”, cujo ranking das 300 cidade mais violentas do Brasil, apenas duas cidades o Tocantins figuram na lista, Porto Nacional (120º lugar) e Araguaína (278º lugar).
Início do evento.
Ao citar esse estudo, obviamente, defendeu o comandante, não significa afirmar que a cidade de Gurupi, sede do 4º BPM, do qual abrange outras 16 cidades, se dá por satisfeito quanto ao resultado do referido estudo e dos resultados obtidos com a redução dos índices criminais na região. Ao contrário, afirmou que estamos no caminho certo e como sempre defendido, a junção de esforços que ora se vê através desse Fórum proporcionará a constante redução dos índices criminais e consequentemente a melhoria da segurança pública e da qualidade de vida das comunidades da região sul do Estado.
Composição da mesa.
Na mesma ocasião o comandante atribui os resultados positivos obtidos no ano de 2013, considerando, entretanto, as ações desenvolvidas pós-fórum, às parcerias firmadas, dentre elas, com a Polícia Federal e Rodoviária Federal e principalmente com o cidadão, que sempre contribuiu com informações e denúncias, através das quais a PM executou diversas prisões de criminosos e apreensões de armas e drogas, destacou.
Veja o link acerca da referência sobre o estudo “Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil”, conforme matéria publicada pela PMTO: http://www.pm.to.gov.br/noticia/2014/2/13/policia-militar-mantem-a-ordem-publica-e-o-tocantins-esta-entre-os-estados-mais-seguros-do-brasil/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".