quarta-feira, 4 de maio de 2016

4º BPM realiza solenidade de início do 1º Curso da Força Tática da Unidade e aula inaugural

Alunos do curso da Força Tática - em destaque
(4º BPM – GURUPI) – O início oficial do 1º Curso da Força Tática do 4º Batalhão de Polícia Militar aconteceu durante solenidade realizada no auditório Hamilton Sales Barbosa, na manhã desta quarta-feira (04), e contou com a presença do Diretor de ensino, pesquisa e instrução da PMTO, Cel QOPM Marcelo Falcão Soares, do Palestrante convidado, Cel QOPM R/R Wagner Vieira da Cunha, do Comandante do 4º BPM, Maj QOPM Flávio Santos Brito, do Juiz de Direito da Vara de Execuções Criminais e Tribunal do Júri desta comarca de Gurupi, Dr. Ademar Alves de Souza Filho, comandantes do 8º BPM, da 4ª Companhia de Bombeiros, da Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE, da Companhia Ambiental, da 1ª e 2ª CIPM, de representantes do Poder Executivo Municipal, de entidades civis, além de policiais militares (oficiais e praças) do serviço administrativo da Unidade e alunos do Curso da Força Tática.
Cel PM Falcão - pronunciamento
O cântico do Hino Nacional Brasileiro, sob os acordes da Banda de Música precedeu o evento, que na sequência, o comandante da Unidade fez uso da palavra se agradecendo a todos os colaboradores do processo de planejamento e execução do curso da Força Tática, bem como o apoio e prestígio das autoridades representes do comando geral da Corporação, de outras instituições e órgãos públicos e entidades civis, que direta ou indiretamente participam e contribuem com o desenvolvimento das ações do Batalhão. O Maj Flávio destacou o curso como sendo de grande importância para o 4º BPM e demais Unidades que cederam policiais para se especializarem, pois segundo avaliou, “a atuação desses profissionais suprirá a lacuna dos serviços de média complexidade existente entre as intervenções cotidianas do serviço de policiamento ordinário e as ocorrências de grande complexidade, atendidas pela CIOE”.
Pronunciamento do Maj Flávio
O Diretor de ensino, instrução e pesquisa, Cel PM Falcão, que na ocasião representou o Comandante Geral da PMTO, enfatizou que a corporação tem se empenhado na capacitação e especialização do seu efetivo para melhorar continuamente a prestação de serviços à comunidade tocantinense. Dentre as ações desenvolvidas com essa finalidade, o Diretor destacou a realização do Curso da Força Tática, o qual já conta com 90 policiais capacitados e agora serão instruídos outros 35. O Cel Falcão declarou ainda, que há uma grande necessidade de aprimoramento técnico profissional do efetivo, devido o surgimento de ocorrências de média e grande complexidade em nosso Estado, para as quais se exige a atuação de profissionais qualificados.
Palestrante - Cel QOPM R/R Wagner
Logo após os pronunciamentos, o Cel QOPM R/R Wagner Vieira conduziu a aula inaugural do curso dando início à palestra com o tema: “Força Tática, uma opção eficaz na preservação da ordem pública”. Durante o ato, o palestrante abordou a segurança pública sob o enfoque das atribuições constitucionais das polícias militares, especificando historicamente, no Estado do Tocantins, os grupamentos especializados e suas respectivas áreas de atuações.
Coffee-break
A partir desse pressuposto, o Cel PM Wagner deu ênfase ao Grupo Tático nos aspectos do preparo técnico e emprego no policiamento específico, em cujas explanações trouxe como referência a Polícia Militar de São Paulo. Em suas conclusões, o palestrante defendeu o preparo técnico profissional como forma indispensável para promover intervenções específicas diante das demandas crescentes de segurança pública especializada.

Ao final da solenidade foi serviço um coffee-break no hall da Unidade para todos os presentes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".