segunda-feira, 6 de junho de 2016

4º BPM e Assessoria de Polícia Comunitária certificam acadêmicos e servidores da Unirg pela conclusão do CCACS

Certificação dos participantes do CCACS no 4º BPM
(4º BPM – GURUPI) – Aconteceu na tarde deste sábado, 04, no auditório da 4º Batalhão de Polícia Militar a entrega de certificados aos alunos concluintes do Curso de Capacitação de Agentes Comunitários de Segurança – CCACS, da segunda turma. A concretização deste curso foi possível graças à parceria com a Assessoria de Polícia Comunitária e a Universidade Regional de Gurupi – UNIRG. O evento contou a presença do Assessor da Polícia Comunitária, Ten Cel QOPM Henrique de Souza Lima Junior, do comandante da Unidade, Maj QOPM Flávio Santos Brito, de representantes da Unirg e de instrutores.
O curso foi realizado em duas etapas. A primeira ocorreu nos dias 30 e 31 do mês de maio, no auditório do Centro Universitário Unirg, tendo participado 38 servidores desta instituição. Já a segunda se efetivou no auditório do 4º BPM, nos dias 03 e 04 deste mês de junho, ocasião em que participaram 22 alunos, entre acadêmicos da Unirg e UFT, além de membros da comunidade.
Certificação dos participantes do CCACS no Centro Acadêmico
Os alunos foram capacitados para a participação no processo de promoção de segurança pública preventiva, orientada pela filosofia de Polícia Comunitária. Durante a capacitação, eles receberam orientações sobre: “Conceitos e fundamentos de Polícia Comunitária, Funções constitucionais das polícias elencadas no Artigo 144 da Constituição Federal de 1988, Importância da interação entre os agentes comunitários de segurança e as forças de segurança pública, Como se portar durante uma abordagem policial, Maneiras de se reconhecer um potencial infrator e Como utilizar os meios de comunicação com as forças de segurança”; dentre outros.
“Nós estamos engajados nesse processo. Desde o momento em que o comando do 4º Batalhão propôs a parceria com a Unirg para a execução de ações voltadas à melhoria da segurança da comunidade, especialmente do público acadêmico, a faculdade abraçou a causa e desde então, estamos fortalecendo esse trabalho e buscando contribuir da melhor forma possível. Já participamos do curso de Promotor de Polícia Comunitária, integrado por servidores da Unirg, dentre eles, a própria reitora do Centro Universitário, professora doutora Lady Sakay, e agora estamos incentivando a participação do público acadêmico através do curso de capacitação de agentes comunitários de segurança”, disse a representante da Unirg, professora Alessandra.

Representante do Centro Universitário Unrig, Professora Alessandra
Ao se pronunciarem, o Assessor de Polícia Comunitária e o Comandante da Unidade reafirmaram o compromisso da Corporação no cumprimento do seu papel institucional. Para eles, o meio através do qual ele se efetiva a missão peculiar está ligado diretamente com a execução de ações preventivas. Destacaram ainda, que a capacitação desses mais novos agentes comunitários de segurança representa uma das maneiras eficazes de promover segurança publica de qualidade, maximizando a eficiência dos serviços atinentes à Polícia Militar e consequentemente, aproxima e resgata continuamente a participação cidadã na efetivação desse direito. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".