quinta-feira, 5 de julho de 2018

Polícia Militar, SSP e Prefeitura de Gurupi iniciam oficialmente os cursos “Mulheres da Paz e Protejo” em Gurupi

Subcomandante da Unidade recebendo a viatura
(4º BPM – GURUPI) – Na tarde desta quarta-feira, 04, a Polícia Militar do Tocantins – PMTO e a Secretaria de Segurança Pública – SSP/TO, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gurupi – TO deram início oficial aos projetos “Mulheres da Paz e Protejo” em Gurupi – TO. Ambos os projetos decorrem da parceria entre o governo federal, por intermédio do Ministério da Justiça, o governo estadual, por meio da Secretaria de Segurança Pública [Assessoria de Polícia Comunitária], o 4º BPM e a Prefeitura de Gurupi, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social.
Termo de Cooperação Técnica assinado
A solenidade aconteceu no pátio do quartel e contou com a presença do Subcomandante da Unidade, Major Jaime Porfírio de Souza, representando o Comandante-Geral da Corporação, do Assessor de Polícia Comunitária, Capitão Thiago Monteiro, representando o Secretário de Segurança Pública, do Prefeito de Gurupi, Laurez da Rocha Moreira, da Coordenadora Regional da Defensoria Pública de Gurupi, Dra. Lara Gomides, de autoridades do Poder Legislativo, representantes de entidades civis e segmentos sociais, dos alunos inscritos nos dois projetos, familiares e comunidade em geral.
Alunos do Curso Protejo e Mulheres da Paz
A abertura do evento aconteceu com o cântico do Hino Nacional brasileiro e em seguida, duas alunas do projeto Mulheres da Paz tiveram participação, entoando canção e apresentação artística. Ouviu-se ainda, a leitura bíblica e mensagem bíblica proferida pelo Capelão Militar evangélico, Tenente-Coronel José Maria Soares de Carvalho.
Apresentação de capoeira - Alunos Protejo
Os pronunciamentos foram feitos pelo prefeito municipal, que destacou ambos os projetos como forma da implementação de ações sociais com públicos sujeitos à vulnerabilidade social, considerando as suas peculiaridades. Acrescentou que diante desta ação, o município cumpre o seu papel ao realizar a parceria com o Estado do Tocantins e o Governo Federal, fortalecendo a segurança pública e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
O Assessor de Polícia Comunitária, que afirmou que os projetos trazem um retorno positivo para o município de Gurupi, vez que o seu objetivo é atuar na prevenção à criminalidade. Em sua fala, o Major Jaime destacou a importância dos projetos como mais uma ação preventiva que a Unidade realiza com o propósito de capacitar membros da comunidade, inclusive jovens e adolescentes para serem multiplicadores de práticas de cidadania, contribuindo para a segurança pessoal e comunitária.
Ao final dos pronunciamentos, houve assinatura do Acordo de cooperação Técnica, a entrega de uma viatura para a coordenação local dos projetos e apresentação de capoeira por alunos do projeto Protejo, coordenados pelo professor Carlos Henrique.

Sobre os projetos:
O projeto Mulheres da Paz tem como objetivo capacitar mulheres para atuarem como líderes em suas comunidades, com vistas à construção e ao fortalecimento de redes sociais de prevenção e enfrentamento de violência doméstica e urbana. Já o PROTEJO, tem como finalidade fomentar a realização de atividades de formação voltadas à prevenção e redução dos índices de violência e criminalidade, através do atendimento de jovens em situação de vulnerabilidade social.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou qualquer apologia a qualquer crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".