quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Comandante do 4º BPM e Fórum de Segurança Pública da Região Sul do Estado se reúne com prefeito de Gurupi para discutir o andamento do projeto de vídeo-monitoramento

Ten Cel Barbosa, membros do Fórum e prefeito Laurez

(4º BPM – GURUPI) – Na manhã desta terça-feira, 30, o Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça e membros do Fórum de Segurança Pública da Região Sul do Estado se reuniram no gabinete do prefeito municipal de Gurupi – TO, Laurez da Rocha Moreira, para ajustarem a implantação do Projeto de Monitoramento por Câmeras de Segurança. Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB seccional de Gurupi, Ministério Público, Loja Maçônica e a Secretária Municipal de Finanças também participaram da reunião.
O projeto prevê a indispensável parceria com a Prefeitura de Gurupi e a sua extensão à iniciativa privada, que também poderá instalar câmeras de segurança e ceder o acesso à Central de Monitoramento da PM.
A Polícia Militar sustenta que se trata de uma ferramenta importantíssima no combate à criminalidade, pois além de inibir a prática delituosa na zona de alcance das câmeras, estas possibilitam ainda, o fornecimento de imagens que contribuirão para o esclarecimento de delitos. O Fórum de Segurança, segmentos sociais e membros da comunidade também concordam e apontam estudos de municípios do país que obtiveram a redução de índices criminais a partir da implantação de câmeras de segurança.
Entretanto, a concretização do projeto implica na superação de diversos fatores, dentre eles a regulamentação através de lei municipal, a aquisição das câmeras, acessórios e equipamentos, além da efetiva instalação, conforme planejamento específico.
Representando a OAB, o advogado Dr. Paulo Saint Martin de Oliveira apresentou as considerações do Fórum de Segurança ao prefeito Laurez Moreira e solicitou informações sobre o andamento do projeto. Já o Promotor de Justiça, Dr. Reinaldo Koch Filho destacou a necessidade de criação de uma lei para disciplinar as atividades referente ao vídeo-monitoramento.
De acordo com o tenente-coronel Barbosa a implantação das câmeras de segurança proporcionará maior eficácia na contenção à criminalidade e garantia e paz social a todos.
O prefeito Laurez Moreira afirmou que no próximo dia 08 do mês de novembro será publicado o edital de licitação concernente à aquisição dos equipamentos de vídeo-monitoramento. Ainda, conforme o prefeito, a previsão é de que no mês de janeiro de 2019 as câmeras estejam instaladas e aptas ao monitoramento de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".