segunda-feira, 9 de abril de 2018

4º BPM realiza operações simultâneas de combate à criminalidade em Gurupi e intensifica o policiamento nas ruas

PM apoiando os agentes do sistema prisional
(4º BPM – GURUPI) No curso desta última semana o 4º Batalhão de Polícia Militar executou simultaneamente operações de combate à criminalidade em Gurupi e região. Policiais militares do serviço administrativo foram empregados no reforço do policiamento, além de reforço oriundo da capital do Estado, Palmas. Denominadas “Braço Forte” e “Monitorados II”, estas operações têm por finalidade garantir maior segurança e tranquilidade à população da região sul do estado e fiscalizar presos que cumprem pena no sistema semiaberto [monitorados por tornozeleiras eletrônicas], respectivamente.
Monitoramento de tornozeleira
O desenvolvimento dessas ações resultaram do apontamento de sugestões oriundas de uma reunião proposta pelo Comandante do 4º BPM, Tenente Coronel Flávio Santos Brito, da qual participou representantes dos órgãos de Segurança Pública (Polícias Militar e Civil), de Justiça Criminal (Ministério Público e Poder Judiciário) e do Sistema Prisional. Os índices dos delitos de homicídios registrados na cidade de Gurupi motivou a pauta da reunião, durante a qual foram debatidos os motivos ensejadores da questão e sugeridas ações pontuais com vistas à repressão à criminalidade.
Localização de tornozeleira violada
Um dos principais fatores diagnosticados durante a reunião, como sendo o provável motivador do aumento desses delitos, tem relação direta com a quantidade de presos que atualmente cumprem pena no sistema semiaberto na cidade de Gurupi; pois segundo dados do sistema prisional, 109 presos cumprem pena domiciliar e são monitorados por tornozeleiras eletrônicas.
Por essa razão, foi sugerido e acatado posteriormente pela Secretaria de Cidadania e Justiça a fiscalização nos domicílios de todos os presos sob monitoramento em Gurupi, cujo ato se efetivou através da operação “Monitorados II”, que aconteceu nos dias 05 e 06 e contou com a participação de agentes da Superintendência do Sistema Penitenciário e Prisional.  
Arma de fogo apreendida pela PM
Essa operação foi executada conjuntamente com policiais militares do 4º BPM, policiais civis e agentes do sistema prisional. Durante a operação, todos os presos monitorados foram submetidos à fiscalização, cuja força tarefa resultou no cumprimento de 02 mandados de prisões em decorrência de violação do regime, recuperação de 05 tornozeleiras eletrônicas que haviam sido violadas, bem como houve a apreensão de 01 arma de fogo (revólver) e 01 arma branca (artesanal).
Para o comandante da Unidade, o desenvolvimento dessas ações fiscalizatórias em parceria com o sistema penitenciário, prisional e a Polícia Civil é de fundamental importância, tendo em vista que esse trabalho produz efeito imediato em relação aos presos monitorados, prevenindo eventuais práticas delituosas por eles. O comandante destacou ainda, que o resultado da operação demonstra a imprescindibilidade da permanente fiscalização desses presos, pois se constatou que alguns deles haviam violado as suas tornozeleiras e já estavam praticando crime, a exemplo de um deles que portava uma arma de fogo.
Vale ressaltar que ao final da operação, o representante do sistema penitenciário e prisional assegurou que o trabalho de fiscalização dos presos monitorados será feito periodicamente para garantir efetivo cumprimento das penas a eles impostas e inibir eventuais práticas criminosas durante esse período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".