quarta-feira, 20 de junho de 2018

4º BPM e parceiros realizam ações comunitárias com moradores de rua em Gurupi

Tenente-Coronel Barbosa falando ao grupo
(4º BPM – GURUPI) – Na manhã desta quarta-feira, 20, o 4º Batalhão de Policia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Casa de Recuperação Maanaim e voluntários, acolheram 10 (dez) moradores de rua com dependência de álcool [em situação de vulnerabilidade social], cujos hábitos diários geravam insegurança para comerciantes e moradores de um bairro situado na região sudeste de Gurupi -  TO. O ato aconteceu no prédio da Base Comunitária de Segurança Pública da Praça do Sol, localizada no setor Alto dos Buritis e contou com a presença do Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, do Secretário Municipal da Assistência Social, Silvério Taurino da Rocha Moreira, de membros da equipe técnica do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS e do Centro de Referência Especializada e Assistência Social – CREAS, de policiais militares do serviço administrativo e operacional, voluntários e membros da comunidade.
Corte de cabelo promovido pela Assistência Social
A ação comunitária partiu de iniciativa do Comandante da Unidade durante visita aos bairros da região sudeste de Gurupi, ocorrida nesta terça-feira, 19, ocasião em que, após ouvir comerciantes e moradores sobre as questões de segurança naqueles bairros, eles relataram que alguns moradores de rua, dependentes de álcool, incomodavam os clientes e geravam insegurança ao comércio. Ainda, enquanto visitava o bairro, o Comandante se deparou com parte desses desamparados, que estavam sendo assistidos por pessoas voluntárias.
Policiais Militares, parceiros e grupo assistido pela ação comunitária
 Houve aproximação com os membros do grupo e após diálogo com eles e compreensão dos motivos que os levaram a se envolverem com o alcoolismo e morarem na rua, foi proposta uma ação comunitária juntamente com a assistência social objetivando o encaminhamento dos voluntários para tratamento da dependência. A proposta foi aceita, sendo ajustado com o grupo e com os parceiros a efetivação das medidas para esta quarta-feira, 20.
Corte de cabelo de um dos assistidos
Logo pela manhã os assistidos foram levados para a Base Comunitária de Segurança Pública, local onde foram acolhidos pela Polícia Militar e parceiros. No ambiente, eles tomaram banho, receberam roupas doadas, cortaram os cabelos, lancharam e passaram pela triagem da equipe multiprofissional do CREAS e do CRAS, como também ouviram as palavras de incentivo e acolhimento proferidas pelo Comandante da Unidade.
Atendimento pela equipe multiprofissional / CREAS e CRAS
Todo o grupo foi assistido, sendo que parte dele manifestou o interesse em submeter ao tratamento contra o alcoolismo e foram encaminhados ao Centro de Atendimento Psicossocial - CAPS e a outra parte será acompanhada pela equipe de assistência social para a adoção de outras providências, devido as peculiaridades apresentadas. Posteriormente, após procedimentos específicos, alguns deles serão assistidos na Casa de Recuperação Maanaim.
Cadastro e triagem 
O Comandante da Unidade destacou ao grupo e às pessoas presentes no evento, que embora se trate de uma questão eminentemente social com reflexo na segurança pública, a Polícia Militar atuou preventivamente, e, com a indispensável participação dos parceiros, deu início a essa importante ação comunitária de segurança pública com o propósito de ofertar mais dignidade e resgate da cidadania aos assistidos.

Viaturas posicionadas na Base de Segurança da Praça do Sol








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!
Não serão permitidos comentários de qualquer natureza com apoio ao racismo, discriminação ou apologia a crime previsto em leis nacionais ou internacionais.
Se a finalidade do seu comentário é fazer qualquer tipo de denúncia, use a página "Contato e Denúncias".